Páginas

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O que se leva da vida, é a vida que se leva



O que há de melhor na vida? São amigos? São amores? São momentos dos quais jamais imaginaríamos viver? São... Coisas das quais as outras pessoas podem nos proporcionar? Os nossos valores ou os valores das coisas?
Penso que o mundo se encontra do avesso; não exatamente o mundo, o planeta; mas sim as pessoas que aqui habitam. Há tempos que vejo como existem pessoas sem valores, e essas mesmas pessoas insistem em atrapalhar quem os tem.
Eu nasci e faço parte de uma família, que apesar das diferenças e intrigas, me ensinou e deu valores, e fez com que eu construísse em mim a base da minha personalidade, ao mesmo tempo me ensinando que é o bom da vida, o que vale a pena...
Nós vivemos num mundo onde, infelizmente, as pessoas têm valores invertidos, ou nem os tem. Num mundo onde não há um, por favor, um muito obrigado, uma gratidão pelo que fizeram por nós, ou pelo que fizemos por outros.
Creio que isso acontece, visto que hoje as coisas são muito fáceis, banais e até fúteis. Não existe mais aquela ideia de que o que vale é demorado e é difícil, mas que a recompensa no final é para resto da vida. Hoje as pessoas preferem o fácil, porem não pensam que o fácil é vazio. As pessoas não pensam no futuro, na construção, e num legado que vão deixar.
As pessoas esquecem que estão aqui de passagem, e que é melhor ser lembrando por algo de bom que foi feito, do que ser esquecido por ter feito algo de ruim.
Mas felizmente, ainda existem pessoas que são assim, que buscam algo de bom pra vida, que constroem muralhas com as pedras do caminho, e querem deixar uma lembrança de suas passagens por aqui. Pessoas que buscam a plenitude e simplicidade das cores, de crescer junto, de ajudar alguem sem olhar a quem... De viver e olhar pra trás e ter lindas lembranças de que veio, viveu e venceu sem atrapalhar ou passar por cima de ninguém, sem promover sofrimentos a ninguém... Ter um sorriso doce no final da estrada da vida e ter a certeza de que fez o bem a si, e a quem estava ao seu redor!
Minha dúvida é: por que não deixar viver? Por que existem pessoas que não conseguem enxergar o quanto elas podem ser boas? Como essas pessoas podem evoluir com tudo que a vida nos dá e também quando nos tira? Como fazer mal ao seu semelhante não significa que você é alguém melhor?...
Existem valores invertidos, existem pessoas que hoje acham que fazer algo de ruim a alguém, lhe faz ser uma boa pessoa em alguma coisa.
As pessoas, o mundo está sem amor, está sem valor, está sem respeito. Está cheio de amargura, desconfiança, medo e violência. O ser humano está se matando, matando o que tem de melhor por dentro: a possibilidade e o conhecimento de como evoluir e sentir essa evolução. O ser humano é capaz de fazer sua evolução e melhora acontecer, mas está abrindo mão disso pra viver na loucura, no vazio... No escuro!
Ser alguém melhor, fazer o melhor é tão bom! Ver valor nas coisas simples é o que no final gratifica por essa passagem.
Viver para ser melhor, viver para fazer o bem, para si e para o próximo... Esse é o bom da vida, essa é a missão que todos nós temos. Apesar de alguns renegarem essa missão, chega num momento que a própria vida ensina, e infelizmente com o resultado da semente que cada um planta.
Quem quer colher rosas, tem que ser resistente aos espinhos...

Um viva ao que vale a pena... Um viva a quem faz o bem, sem olhar a quem!